Dying Days
Seu browser está com uso de JavaScript desativado. Algumas opções de navegação neste site não irão funcionar por conta disso.

Aí sim fomos surpreendidos novamente

Alexandre Luzardo |

Esbarrei nessa entrevista do Gregg Alexander a partir do Twitter do Giancarlo Ruffato, músico independente que nos tempos do guaraná de rolha trocava ideia na nossa mailist-list.

E então que Gregg Alexander era o líder do New Radicals, banda que estourou na segunda metade dos anos 90 com o hit "You Get What You Give" e depois desapareceu sem deixar vestígios. Eu, que nunca mais tinha pensado no New Radicals desde aquela época, imaginei que no artigo ia me deparar com histórias típicas de banda one-hit wonder que justificassem o sumiço. Sei lá, do cara que não conseguiu cumprir as expectativas de sucesso, acabou dispensado pela gravadora e foi fazer outra coisa da vida, ou da banda que desintegrou-se a partir de brigas internas, que decaiu a partir de abuso de substâncias ou qualquer outra coisa do tipo. Mas o fato é que aparentemente Gregg Alexander deixou sua carreira de lado por, digamos, integridade artística. Gregg Alexander desfez o New Radicals antes mesmo do segundo disco desiludido com o showbiz, a indústria da celebridade, a inversão de valores que, talvez mais até do que a crise na forma de distribuição, é o motivo pela música de qualidade ser cada vez menos massificada hoje em dia.

A ironia é que eu jamais desconfiaria dos princípios por trás do New Radicals a partir daquele hit. Pelo contrário, parecia algo puramente comercial, lembro de comentários na finada MTV Brasil sobre o clipe da "revolução no shopping center". Era a safra de bandas como Semisonic, Fastball, Matchbox 20, nomes que, sem entrar no mérito de qualidade, faziam um pop rock mais palatável que veio a retomar um espaço que no começo da década esteve aberto à bandas do chamado rock alternativo (uma época doida que um Sonic Youth ou Flaming Lips poderia tocar no rádio). Um espaço que hoje quase não existe mais, nem para um New Radicals, querendo ou não Gregg Alexander fazer parte do jogo.

Categoria(s): Opinião

Comentários:

Fabricio Boppré | 13/01/2015

Fiz um esforço aqui para me lembrar dessa banda New Radicals, mas tudo que vem a mente é a música Roots Radicals do Rancid!

Mas é uma história muito boa mesmo.

(Não é mais possível adicionar comentários neste post.)