Dying Days
Seu browser está com uso de JavaScript desativado. Algumas opções de navegação neste site não irão funcionar por conta disso.

Juian Plenti : "Is... Skyscraper" (2009 / Matador Records)

Vicente M. |
Juian Plenti : "Is... Skyscraper" (2009 / Matador Records)

Crédito(s): http://www.matadorecords.com/

Ouvindo aqui o debut solo de Paul Banks, "Is... Skyscraper". Atuando sob a alcunha de Julian Plenti (certamente por questões legais que circundam as gravadoras para as quais trabalha), Banks meio que surpreende por arregaçar as mangas e colocar os braços para fora. Não é do Interpol, banda sisuda e contida, que se espera carreiras solo, uma vez que por mais que Banks seja o líder e figura central, o som do quarteto sempre traduziu a soma das forças ao invés dos destaques individuais que eventualmente poderiam se destacar. Assim, ao mesmo tempo que "Is... Skyscraper" chega sem grandes alardes, ele também goza de uma certa isenção pela informalidade que representa.

Como é impossível deixar de compará-lo com os discos do Interpol, é fácil concluir que este álbum sofre das mesmas dificuldades que tantos outros discos paralelos fazem. Embora Banks não enverede para a tendência de forçar uma nova personalidade em seu disco (algo muito comum quando os músicos querem mostrar outras facetas em discos solo), ele não consegue achar uma receita que dê peso ao trabalho, de modo que ficam algumas amarras com sua banda principal. "Is... Skyscraper" acaba soando como um Interpol mais magrinho, sem a aura cinzenta que representa tão bem a banda.

Por outro lado, há uma série de explorações que ao menos dignificam a intenção artística da obra. Orquestras, pianos e arranjos são comuns e mostram que Banks ao menos se esmerou em transpôr o setup básico que caracteriza o som de sua banda. Além disso, mostra-se um músico tecnicamente melhor do que conhecemos. Entre erros e acertos, "Is... Skyscraper" não acrescenta muito, mas não faz feio. Talvez as sucessivas audições transmitam algum conteúdo a ser revelado, o que é até comum com os discos do Interpol. Seria bom, embora o disco dificilmente vá passar de uma boa nota 7.

Categoria(s): Opinião

Comentários:

Não há nenhum comentário.

(Não é mais possível adicionar comentários neste post.)