Mixtape #48

Por Fabricio C. Boppré em 09/11/2012

Mixtape #48 by Fabricio C. Boppré on Grooveshark

O primeiro som da fitinha dessa semana é do Boards of Canada, e você o encontra tanto no EP Hi Scores quanto no LP Music Has the Right to Children. Um conselho: não passe sua vida sem escutar, pelo menos, o LP. De preferência com fones de ouvido e olhando para o céu, com nuvens ou estrelas, tanto faz. Vinho ou substâncias psicoativas podem potencializar os efeitos, mas não são pré-requisitos.

Depois vem o Placebo com Bionic, música que carrega comigo a distinção de ter sido uma das primeiras (entre as cinco, com certeza) que eu baixei em MP3 na vida, em 1996 ou 1997. Não tenho o menor interesse pela banda do Brian Molko hoje em dia — o último disco que eu tive contato foi o Sleeping With Ghosts, depois disso nem sei quantos mais saíram — mas na época dos dois primeiros LPs, eu era bastante fã, e ainda hoje escuto-os com alguma regularidade. Bionic é do primeiro disco, e a guitarra que a conduz é uma das minhas preferidas desde a primeira vez em que a escutei, o que provavelmente ocorreu num dos laboratórios da UFSC que oferecia internet aos seus alunos, para que baixassem mú…, quero dizer, para que estudassem.

Na sequência botei minha preferida do disco do Zwan, que eu revisitei essa semana. Passados quase 10 anos do fim do grupo, acho que finalmente passou o constrangimento causado por aquelas entrevistas do Billy Corgan, em que ele dizia que os membros da banda faziam sexo em público e consumiam heróina e roubavam o seu celular (ou faziam sexo com seu celular enquanto injetavam heroína no público, já não lembro). Deviam ser pessoas realmente bem malvadas, ainda piores do que o maquiavélico vilão James Iha. Bom, devolvido o disco do Zwan à prateleira, quem sabe dentro de 10 anos eu o pego novamente.

A metade final da fitinha tem Wash, b-side clássica do Pearl Jam circa 1991; um som diferente e sensacional do Jesu, do EP Lifeline (o vocal meio Tina Turner é dessa moça); e fecha com Mogwai tocando a linda Cody ao vivo nos estúdios da BBC.

Categoria(s) associada(s): Mixtapes e streamings

Créditos da imagem: Copiada daqui.



2 comentários:

  • Sid Costa em 09/11/2012

    Através de um grupo no Facebook eu tomei conhecimento do The Swans, escutei umas músicas do play novo dos caras o The Seer… muito bom.

  • Fabricio C. Boppré em 09/11/2012

    Cara, não gosto do Swans, quero dizer, não gosto dos poucos discos que eu ouvi. Era um lance meio industrial que não faz muito minha cabeça. Lembro de não ter gostado, sobretudo, do vocal do Michael Gira. Mas preciso dar uma escutada nesse disco novo, li ótimas referências, além de mais essa tua.

Não é mais possível adicionar comentários para este post.