Mixtape #41

Por Fabricio C. Boppré em 21/09/2012

Mixtape #41 by Fabricio C. Boppré on Grooveshark

A fitinha #41 tem Pinback e tem Dire Straits. O Dire Straits foi uma das primeiras bandas de quem me tornei fã, de comprar discos, gravar fitas e etc. Gravar fitas — fitas K7 de verdade, não virtuais como essa que você está ouvindo aqui — era a nossa pirataria possível nos anos 80 e 90 pré-internet, e ninguém fazia muito escândalo com isso não. Mas voltando ao Dire Straits, enquanto hoje quase todo mundo lembra apenas — e desdenha — dos mega-hits pomposos do tipo Walk of Life e Money for Nothing (não lembremos de Your Latest Tricks, por favor), eu ainda ouço muito frequentemente os primeiros discos da banda, quando ainda tocavam uma espécie de pub-rock inofensivo e viciante. Lady Writer é do Communiqué, lançado em 1979, e se a memória não me falha, na esteira do sucesso da banda no meio dos anos 80, essa faixa foi desenterrada e transformada em hit tardio pelas rádios brasileiras, assim como Sultans of Swing. A do Pinback é do Autumn of The Seraphs, disco de 2007 cujo sucessor sai mês que vem, finalmente.

A fitinha tem também Cream e Fairport Convention. A do Cream é uma faixinha acústica gravada para a trilha-sonora de um filme de 1968 e não inclusa no tracklist original de nenhum dos quatro LPs de estúdio do trio, aparecendo apenas em coletâneas e reedições posteriores. Já o som do Fairport Convention — uma das instituições do folk britânico, na ativa desde 1967 e com mais de 20 discos lançados — é um dos representantes da faceta mais elétrica e experimental da banda, quando eles adicionam pitadas de Velvet Underground ao folk mais pastoral típico da terra da rainha (o que torna o negócio bem mais interessante, obviamente).

Por fim, tem Iggy Pop e tem No Age. A do Iggy é do American Ceaser, de 1993, e a do No Age está no excepcional EP Losing Feeling, de 2009.


De bônus, Jimi Hendrix na BBC em 1969, numa apresentação que lhe valeu o banimento da emissora britânica. Jimi, Noel Redding e Mitch Mitchell tocam Voodoo Chile, Hey Joe e fecham com um trecho de Sunshine of Your Love, do Cream, dedicado a Ginger Baker, Jack Bruce e Eric Clapton, que tinham acabado de desmantelar o grupo.


Bom fim-de-semana!

Categoria(s) associada(s): Mixtapes e streamings, Vídeos

Créditos da imagem: Copiada daqui.



Nenhum comentário.

Não é mais possível adicionar comentários para este post.