Les Savy Fav

Biografia

A Rhode Island School of Design, nos EUA, é a instituição universitária que já tinha visto nascer em seu campus, nos anos 70, o Talking Heads. Em 1995, Tim Harrington, Seth Jabber, Syd Butler, Pat Mahoney e Gibb Slife eram alunos desta universidade e a partir do gosto em comum por Jesus Lizard, Gang of Four, Fugazi, U2 e Sunny Day Real Estate, formaram o Les Savy Fav.

No ano seguinte, Tim Harrington teve que se mudar para New York, sendo seguido pelo resto da banda alguns meses depois, efetivando o Les Savy Fav como uma banda de fato, e não apenas mais um projeto artístico paralelo entre os tantos que existiam em torno da Rhode Island School of Design.

Cumprido o estágio inicial dos pequenos shows ao longo da costa leste e do reconhecimento por parte do público do circuito do post-punk/hardcore, tanto em função das ótimas composições quanto pelas atuações exóticas de Harrington, iniciaram-se os lançamentos em 1997. O primeiro single saiu via Sub Pop, seguido pelo LP 3/5, via Self Starter Foundation. A primeira mudança no line-up também não tardou: Pat Mahoney deixou o grupo, com a vaga de baterista sendo preenchida logo depois por Harrison Haynes, amigo dos tempos de Rhode Island.

Em 1999, após mais um single, saiu o segundo disco, o aclamado The Cat and the Cobra, lançado via Self Starter Foundation e também pela Frenchkiss Records, selo criado pelo baixista do grupo, Syd Butler. Logo depois, uma nova baixa: para se dedicar mais plenamente à pintura, Gibb Slife saiu do Les Savy Fav, o que acabou deixando o grupo com apenas uma guitarra. No ano seguinte, The Cat and the Cobra foi sucedido pelo EP Emor: Rome Upside Down e mais alguns singles por selos pequenos.

Em 2001, novo LP, Go Forth, masterizado no lendário Abbey Road Studio, em Londres. O álbum, lançado novamente pela Frenchkiss Records, foi bem recebido por fãs e crítica, a exemplo dos seus dois predecessores.

Depois de Go Forth, a banda passou dois anos lançando apenas singles, que acabariam reunidos na compilação Inches, lançada pela Frenchkiss em 2004. E neste mesmo ano a banda anunciou uma pausa em suas atividades.

No fim de 2006, o Les Savy Fav reuniu-se para as gravações de um novo disco, e a volta aos olhos do público acontece no All Tomorrow’s Parties do ano seguinte, na Inglaterra. Let’s Stay Friends, o quarto LP, foi lançado ainda em 2007 via Frenchkiss, e já contava com o guitarrista Andrew Reuland integrado ao line-up do grupo.

Nas primeiras horas de 2008, o grupo se apresentou em New York, em comemoração ao ano novo. A gravação do show foi lançada em formato digital em abril deste mesmo ano, intitulada After the Balls Drop.

Em 2010 foi anunciado que o novo disco do Les Savy Fav chamaria-se Root for Ruin e seria lançado em setembro. Mas após vazar na internet em julho, o disco foi lançado antecipadamente em formato digital em agosto.

Última atualização

22/10/2010

Autores

Ver todos os créditos