Jesus Lizard

Biografia

O Jesus Lizard nasceu em 1987 no Texas, EUA, e sua formação inicial tinha o vocalista David Yow e o baixista David Wm. Sims, ambos ex-membros do Scratch Acid, além do guitarrista Duane Denison. Os primeiros ensaios aconteceram com a ajuda de uma bateria eletrônica, e somente após a mudança para Chicago, dois anos mais tarde, aconteceu a integração de um baterista, Mac McNeilly.

O primeiro lançamento, o EP Pure, foi produzido por Steve Albini e lançado pela Touch and Go em 1989. E o primeiro LP não demoraria: Head, também produzido por Albini e lançado em 1990, concedeu ao grupo certa notoriedade ao pegar carona no início da efervescência do rock alternativo nos EUA, ainda que o som do Jesus Lizard não possuísse o mesmo apelo comercial de muitas das bandas que explodiram nas rádios e na MTV naquela época. O verdadeiro, fiel e mais restrito público do Jesus Lizard, no entanto, viria a se formar gradualmente a partir dos insanos e memoráveis shows da banda, primeiro em Chicago e depois pelo mundo afora.

O lançamento seguinte, Goat, de 1991, novamente contando com a produção de Steve Albini, é considerado por muitos o melhor trabalho do Jesus Lizard.

A parceria com Albini se estenderia por mais dois álbuns: Liar, de 1992, e Down, de 1994. É do primeiro disco mencionado a faixa Puss, que mais tarde seria lançada em um split com o Nirvana, Puss/Oh, the Guilt. Em 1994 acontece também o primeiro lançamento fora da Touch and Go, o disco ao vivo Show, gravado no CBGB, em Nova York, e lançado em parceria pelos selos Collision Arts e Giant Records.

O próximo disco de estúdio, Shot, foi produzido por Garth “GGGarth” Richardson (cujo currículo exibia trabalhos com Melvins, Red Hot Chili Peppers e Rage Against the Machine) e lançado em 1996. Neste mesmo ano, a primeira troca na bateria: cansado da vida na estrada, Mac McNeilly dá lugar a Jim Kimball.

No começo de 1998 a banda lança o EP The Jesus Lizard, cujos créditos exibem os nomes de Andy Gill (guitarrista do Gang of Four), Jim O’Rourke e John Cale (ex-Velvet Underground). E na sequência é lançado o seu último LP, Blue, produzido por Andy Gill. Para a turnê que se seguiu, Brendan Murphy assume o lugar de Jim Kimball. E no ano seguinte, o Jesus Lizard anuncia sua dissolução.

Em 2000, a Touch and Go lança a compilação de b-sides e raridades Bang, e em 2009 todos os discos do Jesus Lizard lançados pelo selo são relançados em versões remasterizadas e enriquecidas por faixas bônus. Também em 2009, Yow, Sims, Denison e McNeilly se reúnem para uma série de shows pelos EUA e pela Europa. Finalizada a turnê, os quatro retomam suas atividades pós-Jesus Lizard, descartando a possibilidade de uma nova reunião no futuro.

Última atualização

05/10/2012

Autores

Ver todos os créditos