Godspeed You! Black Emperor

Biografia

O Godspeed You! Black Emperor — originalmente chamado Godspeed You Black Emperor! — nasceu em 1994 na cidade de Montreal, Canadá. Sua formação inicial tinha apenas os guitarristas Efrim Menuck e Mike Moya, e o baixista Mauro Pezzente, trio responsável pela gravação do primeiro registro da banda, o cassete All Lights Fucked on the Hairy Amp Drooling. Somente 33 cópias deste álbum, produzidas de forma independente, foram lançadas.

A partir de 1995 o GY!BE passou a agregar novos membros de forma frequente e sem maiores compromissos — em certas ocasiões, músicos amigos eram integrados apenas para um ou duas performances ao vivo — e houve um momento em que o GY!BE chegou a ser composto por 15 membros. Mas para as gravações do segundo álbum, o line-up foi reduzido para 10 pessoas, formação esta que estabilizou-se desde então. Este segundo trabalho, F♯ A♯ ∞, foi lançado originalmente em 1997 pelo selo canadense Constellation, ganhando uma segunda edição com algumas alterações no tracklist no ano seguinte via Kranky, selo de Chicago, EUA.

Em 1999 acontece o lançamento do EP Slow Riot for New Zerø Kanada. E no fim do milênio, a música experimental e catártica do GY!BE já era objeto de culto e adoração mundo afora, apesar da aversão do grupo em participar de entrevistas e de aparecer em fotografias. O terceiro LP, Lift Your Skinny Fists Like Antennas to Heaven, saudado como a obra-prima do GY!BE, foi lançado no ano seguinte.

Em 2002 é lançado o álbum Yanqui U.X.O., gravado em Chicago com o apoio de Steve Albini, e no ano seguinte a banda anuncia uma pausa em suas atividades, motivada principalmente pelo interesse de seus membros em participar de outros projetos pessoais (uma detenção pela polícia americana em Oklahoma, após serem confundidos com terroristas, parece também ter contribuído para essa decisão).

Somente sete anos depois, em 2010, o GY!BE volta a reunir-se para uma série de shows. E em outubro de 2012 é lançado um novo disco, Allelujah! Don’t Bend! Ascend!.

Última atualização

09/11/2012

Autores

Ver todos os créditos