Como colaborar

Colaboração em um passo

A Dying Days é feita de fãs para fãs, e colaborações são sempre bem-vindas! Para colaborar com o conteúdo do site, basta nos enviar o seu texto por e-mail no formato que preferir. Em caso de biografia de uma banda, cabe nos consultar antes, apenas para confirmar se tal banda está em nossos planos e se não há ninguém ainda trabalhando nela.

Se quiser saber mais de como funciona o processo de seleção de textos, os tipos de colaboração e outros detalhes, continue lendo a seguir.

Condições para publicação

  1. Este é um site sem fins lucrativos. Não cobramos nada de e não pagamos nada para os autores dos textos.

  2. Publicamos apenas textos com a autorização expressa do autor.

  3. Devido ao volume de textos, é praticamente impossível publicar tudo o que recebemos. Por isso, aplicamos alguns critérios para selecionar os textos, prezando pela qualidade do conteúdo do site. Um texto que não diz muito além de “muito ruim” ou “muito legal” não terá vez.

  4. Temos uma fila de textos para publicação. Uma vez que o seu texto tenha sido aceito, talvez demore um pouco para aparecer no site.

  5. Se aceito, o seu texto será publicado sob a licença Creative Commons by-nc-sa. Leia mais sobre essa licença e como optar por outra.

Tipos de textos

  • Resenhas: Por uma questão de prioridades, publicamos somente resenhas para discos de bandas cuja biografia já consta no site. (Bandas que constam no site englobam todas as do site novo e as do site antigo.) Um disco pode ter mais de uma resenha, apenas não aceitamos ataques diretos a outros textos. Lembre-se de mandar seu nome completo e a cotação do disco, de 1 a 10 estrelas.

  • Shows: Para resenhas de shows e festivais, não esqueça de indicar a ocasião, local, data, e se possível, enviar também uma foto, com o devido crédito. Também aqui damos prioridade para resenhas de apresentações de bandas que já constam no site.

  • Memórias: São resenhas comemorativas, de cunho mais pessoal. Em geral elas marcam a data de lançamento de um determinado disco.

  • Biografias: Tentamos deixar as biografias sempre o mais completas possível, e esse é um trabalho que demanda tempo e dedicação. Sugerimos, portanto, nos contactar antes de começar uma biografia, pois outra pessoa pode já estar escrevendo-a, ou talvez não seja ainda o momento de uma determinada banda entrar no site.

  • Material para biografias: Se você tem bastante material de alguma banda que você acha que cabe no site, mas não quer ou não tem tempo para escrever sobre ela, fale conosco. Nós mesmos ou outros colaboradores podemos organizar esse material e preparar a biografia.

  • Atualizações de biografias: Pequenos textos para atualizar biografias que estejam defasadas. Bastam poucos parágrafos para serem anexados ao final do texto.

Formatação dos textos

Você pode nos mandar o seu texto da maneira que preferir. No entanto, se você puder seguir as sugestões de formatação abaixo, nós agradecemos:

  • Mandar a sua colaboração em formato texto puro (arquivo .txt ou colado no e-mail).

  • Deixar uma linha em branco entre parágrafos.

  • Colocar títulos de discos e de músicas dessa forma: <<Título>>, para destacá-los.

  • Não usar nenhum outro tipo de formatação (negrito, itálico, etc.), pois ela será removida. Se você realmente quer ou precisa usar uma formatação especial no seu texto, nos escreva antes que nós informaremos como fazer.